3 de abril de 2012

Da diversidade de ser gente...

(fonte: infojovem.org.br)
Diversidade... histórias, contextos... cultura e lugar... sujeitos e objetos... inclusão e exclusão... possibilidades, desafios, caminhos...  somos sujeitos da diferença... diferença que aparece e é escondida... mas que sempre pulsa quando o assunto, quando o terreno é o da educação...

Começando aqui uma reflexão sobre o que se coloca como proposta para trabalhar as questões relacionadas à diversidade no nosso município, a pedagoga Wanderly Ferreira, responsável por articular e coordenar as ações nessa área, nos enviou um texto para iniciar a conversa... assim:

"A política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, e em que o conhecimento se constrói sem resistência ou submissão ao que é selecionado para compor o currículo, resultando na promoção de alguns alunos e na marginalização de outros do processo escolar.
Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiências.
A inclusão rompe com os paradigmas que sustentam o conservadorismo das escolas, contestando os sistemas educacionais em seus fundamentos. Ela questiona a fixação de modelos ideais, a normalização de perfis específicos de alunos e a seleção dos eleitos para freqüentar as escolas, produzindo, com isso, identidades e diferenças, inserção e/ou exclusão..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário