5 de março de 2012

Para alcançar...

Pessoal, iniciamos a semana com notícias, ideias e reflexões sobre o processo que acontece na nossa secretaria de educação em relação a alguns projetos e programas... Boa leitura!! =)

(imagem do portaldoprofessor.mec.gov.br)

EJA, AJA E PAV (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PROJETO “ACELERAR PARA VENCER”)

 POR: Cláudia Maria da Silva Marçal
Coordenadora do AJA, EJA E PAV.

O trabalho de coordenação das turmas de EJA, AJA e PAV consiste no acompanhamento e orientação às escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e o Projeto “Acelerar para Vencer”.
A Educação de Jovens e Adultos vem se consolidando, ao longo dos anos, com o objetivo de atender às especificidades do público adulto, geralmente trabalhador ou adolescente, com idade avançada para frequentar as turmas do ensino regular. Para isso, necessita-se  da utilização de material próprio e adequado a esse perfil e uma dinâmica diferenciada de trabalho pedagógico em sala de aula
O Projeto Acelerar para Vencer destina-se aos alunos do Ensino Fundamental, com distorção idade/ ano de escolaridade de pelo menos 2 anos. Sua estratégia pedagógica visa aumentar a proficiência média dos alunos, reduzindo progressivamente a distorção, assegurando a eles a oportunidade de reestruturar sua aprendizagem, com autonomia e, assim, elevar a autoestima.
Já aconteceram visitas a algumas escolas para um primeiro contato e diagnóstico do trabalho desenvolvido por elas até o momento, as dúvidas e dificuldades enfrentadas pelo grupo de professores em relação à prática pedagógica para, a partir desse diagnóstico, construir um plano de trabalho que venha de encontro aos anseios de cada escola.
Até o momento já foram visitadas as escolas: Alfredo Baeta, Monsenhor João Castilho Barbosa, Hélio Homem de Faria, Izaura Mendes, Dr alves de Brito, CAIC e Padre Carmélio. As demais escolas que ainda não foram visitadas estão com agendamento previsto para as próximas semanas do mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário