5 de maio de 2011

Formação Continuada Professores 1º ao 5º anos

(Texto: Juliana Santos)
Há dois anos a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto vem trabalhando com a elaboração da Matriz de Referência Curricular para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, esta foi elaborada em conjunto com toda a equipe pedagógica das escolas e publicada em dezembro de 2009.
Visando a implementação da matriz curricular, em 2010, o trabalho da equipe pedagógica da Secretaria de Educação foi instrumentalizar os Pedagogos das escolas para o trabalho com os planos de ensino, ou seja, colocar em prática o que estava previsto no currículo. Durante este ano acompanhamos o trabalho das escolas do Ensino Fundamental e vimos a necessidade de estarmos mais próximos dos professores, orientando e apoiando seu trabalho em sala de aula. Nesta perspectiva, foi proposto para este ano encontros que visam oferecer aos professores do 1º ao 5º ano uma formação continuada por meio de oficinas com temas a serem utilizadas em sua prática pedagógica.
Acreditamos que para atingirmos uma educação de qualidade a proposta de trabalho com a formação continuada dos professores apóia-se em dois importantes princípios: o processo de compreender e melhorar a prática permeada pela valorização, reflexão e experiência destes profissionais, utilizando aquilo que já conhecem como ponto de partida gerando novas reflexões e mudanças de postura e da própria prática; o outro ponto é que o conhecimento teórico precisa ser apropriado, paulatinamente, pelos profissionais da educação através de análises da sua própria prática.
A metodologia de trabalho destes encontros está fundamentada em oficinas e na concepção da aula operatória, onde é trabalhado o plano de ensino articulado aos temas propostos. Para atender toda a demanda de professores deste nível de ensino, organizamos as escolas em 10 grupos de trabalho atendendo um público de 306 professores. Durante o mês de abril aconteceu o primeiro encontro em todos os grupos com a temática “Estratégia de Leitura na Sala de Aula”, onde foi realizado uma reflexão sobre o papel da leitura na escola e seu processo de “ensinagem”, destacando alguns passos para o trabalho com leitura em sala de aula. Os encontros são conduzidos pelo consultor educacional professor Guilherme Barbosa.
No mês de mais está previsto o segundo encontro com o tema “Produção de Texto nos anos iniciais”.
Acreditamos que esta formação contribuirá muito para prática pedagógica dos professores como possibilidade de mudança e efetivação de um processo que envolva um ensino ativo e gerador de uma aprendizagem de fato significativa e com qualidade que pode ser comprovada através dos diferentes instrumentos de avaliação de caráter interno e/ou externo, oportunizando melhora nos índices de proficiência.
Equipe Pedagógica DDE/SME


Foto: Professores das Escolas da Região de Santa Rita

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