5 de abril de 2011

A Educação do Campo

 (Por: Magna Araújo, coordenadora do Programa Escola Ativa em Ouro Preto)

Com uma metodologia que busca auxiliar o trabalho do educador com classes multisseriadas, fazendo uso de diferentes elementos que, quando relacionados entre si, dão vida ao currículo, o Programa Escola Ativa, enfrenta o desafio de trabalhar estratégias que agreguem parcerias com a comunidade escolar. Assim, busca-se um trabalho baseado na troca de experiência, na cooperação, no trabalho coletivo, no contato com diferentes saberes. Dessa forma,a proposta conta com duas instâncias de Gestão Democrática: O Conselho Escolar, que constitui-se em um espaço vital para a formação participativa de todos os sujeitos do processo ensino-aprendizagem e o Colegiado Estudantil, que é um espaço de formação política e de aprendizagem do compromisso da escola com a comunidade. A existência de instâncias de reflexão e de decisão entre gestores, educadores, funcionários, educandos, pais e comunidade organizada, promove o empoderamento dos diversos segmentos da comunidade escolar, a aprendizagem do compromisso com o social, do respeito às regras, da criação coletiva de soluções dos problemas, do respeito ao outro, do papel social e político da escola. Compreende-se assim, que é somente a partir do diálogo entre essas duas instâncias que é possível promover a formação do ser humano comprometido com a transformação social. Assim se faz a Educação do Campo.

Professoras Região Cachoeira do Campo


Professora Roseli (São Bartolomeu)

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