Dia 11 de julho, às 18h, acontece na Escola Municipal Professora Juventina Drummond uma mostra dos trabalhos que a escola - professores, alunos, funcionários, comunidade, parceiros - realizou no primeiro semestre letivo do ano. Nesse momento de encontro o Programa Sentidos Urbanos apresenta os desdobramentos das ações que foram iniciadas na Comunidade do Morro de Santana através da Escola Juventina Drummond em maio de 2010 com o Projeto SOU DO MORRO - EU TAMBÉM SOU PATRIMÔNIO, uma ação da Casa do Patrimônio de Ouro Preto que é uma articulação institucional entre IPHAN, UFOP, FAOP, IFMG-OP e SME-OP.
Vamos apresentar para a comunidade, junto com os alunos e os profesores da escola, os vídeos que foram produzidos durante as oficinas de audiovisual realizadas na escola. Oficinas que através do recurso audiovisual tem como objetivo trabalhar o patrimônio que atravessa e é atravessado por esses meninos e meninas, possibilitando uma reflexão desse patrimônio que parte do sujeito para o mundo, que pensa e repensa os valores, as relações que colorem o universo escolar... É uma aposta, uma possibilidade de ressignificações tanto para os alunos como para os professores do lugar que eles tem no "mundo" e do lugar que o "mundo" tem neles... uma aposta em novos instrumentos pedagógicos que, de alguma forma, vão refletir na rotina diária da escola, no processo de ensino e aprendizagem...
Para aproveitar o momento de encontro com a comunidade escolar vamos entregar o projeto de reforma construído para a Bica do Córrego Seco, local escolhido pelos alunos e pelos professores como um patrimônio do Morro de Santana... Importante dizer que os moradores do Morro se articularam e reinvindicaram a limpeza contínua do córrego que é um local de muitas histórias e lembranças... Em novembro de 2010 foi realizado um mutirão de limpeza do córrego, em conjunto com outras atividades educativas, que disparou a ação de reflexão e de conservação da Bica que se extende até o momento com a continuidade e o início de várias ações realizadas na escola.
Além das oficinas de audiovisual para os alunos, esse ano aconteceram ações de arte educação com as profesoras da escola para trabalhar o Projeto Sou do Morro - Eu Também Sou Patrimônio no contexto da sala de aula, além dos grupos contínuos de conversação realizados pelo Serviço de Psicologia da SME com as professoras, um trabalho de formação e cuidado que utiliza a arte educação e a psicanálise como possibilidade de intervenção e que conta com a contribuição do Grupo Mambembe (UFOP) em sua ação. Ufa... um tanto de coisa!! E falando em Grupo Mambembe... após uma experiência no ano passado, o grupo passa a ser nosso parceiro no trabalho no Morro, oferecendo aos alunos oficinas semanais de teatro e música.
Bem... é isso... isso tudo!! Um convite... uma possibilidade de conhecer uma ação e de discutir sobre ela... fortalecer... para fazer crescer... Crescer na direção daquilo que cada um considera como educação... novos olhares, novos lugares, desejos despertados... histórias, memórias... pessoas... lugares... patrimônio e sentido... sentindo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário