Fevereiro indo, março chegando... e o que a gente mais escuta por esses dias nas conversas, nos encontros marcados e também nos rápidos e inesperados é que 'agora vai!'... 'agora o ano começa!' - mesmo que a gente já esteja indo para o terceiro mês do ano e que várias e várias coisas da nossa vida já tenham começado há algum tempo nesse ano de 2012. Aliás, algumas delas nem param, né?! Mas aproveitando essa sensação que flutua e que até impulsiona muitos de nós, seguem algumas notícias, algumas dicas... algumas palavras... algumas milhas para seguir, voar, começar, recomeçar, caminhar por esse nosso trajeto de desejo e arte...
Como dica, seguem dois links pra gente conhecer, visitar e aproveitar à vontade:
O http://www.redeestrado.org/web/4/1.php?idioma=port vai te levar pro site da RED ESTRADO - Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docentes, um espaço de troca que quer contribuir para o fortalecimento de espaços coletivos de trabalho e discussão. Nesse ano haverá, em julho, o IX Seminário da RED ESTRADO com o tema Políticas Educacionais para América LAtina: práticas docente e transformação social. As inscrições para participar e apresentar trabalhos está aberta até 30 de março. Além disso, o site é um ótimo lugar de pesquisa e troca de saberes.
O link http://www.endipe2012.com.br/ é do XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino que acontecerá esse ano também. Desde sua criação, no início dos anos 1980, os ENDIPEs constituem espaço privilegiado para a apresentação e o debate de pesquisas, estudos e experiências que buscam responder questões emergentes da educação brasileira. Tendo por tema geral: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE – o XVI ENDIPE se propõe a ser um espaço de articulação de trabalhos que, ao considerarem o ensino como prática social , indiquem caminhos e perspectivas teóricas, metodológicas e políticas para a superação dos entraves que geram cada vez mais uma desigualdade social, a partir da sonegação do ensino de qualidade, como direito de todos que passaram a ter acesso à escolaridade. O site também oferta pra gente artigos relacionados à nossa rotina enquanto educadores.
Bem, é isso!! =)
E agora só um pouquinho das palavras do Rubem Alves pra gente adoçar o caminho do dia...
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".