25 de outubro de 2011

"e agora, José?"

Pensar, escutar, perceber os grãos nossos de cada dia pelo mundo que circulamos nos aponta uma situação que vai chegando, meio escondida, meio em silêncio, sobre as violências que atravessam o cotidiano escolar, o cotidiano familiar... é daí então que interrogamos o que fazer diante disso - isso que nos exige ponderação e urgência, reflexão e ação...

A partir dessas inquietações, é proposto o Fórum Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente de Ouro Preto que tem por objetivo articular uma rede de atenção a este público visando o enfrentamento de situações de violência de todas as ordens. Nesses encontros estamos sempre conhecendo um pouco sobre a realidade dos dispositivos que atendem à essa demanda e pensando sobre as várias questões que circulam o universo das violências....

Assim, a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Ouro Preto – Departamento de Educação – DEEDU- convidam todos os interessados e envolvidos nessa temática para contribuir nos nossos encontros pensando especialmente nas possibilidades de intervenção... 

A próxima conversa acontece no dia 26 de outubro de 2011, quarta feira, às 14horas no auditório da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Vamos, gente!! =)

Uma conversa sobre educação

17 de outubro de 2011

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Museu da Escola de Minas prepara programação especial para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Integrando a programação de outubro do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ocorre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o objetivo de atrair o mais variado público, o Museu de Ciência e Técnica preparou durante o período de 17 a 23 atividades diversificadas.

O destaque do início da programação serão as oficinas oferecidas nos dias 17 e 18, respectivamente segunda e terça-feira, das 13h às 17h, sobre Paleontologia e as visitas monitoradas ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas com a equipe do Projeto de Educação Patrimonial “Lavras Novas: nosso patrimônio”, da Escola Municipal de Lavras Novas.

Os alunos da 9ª série da Escola Municipal de Lavras Novas reportarão as atividades desenvolvidas na oficina e visita ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas no blog do Projeto de Educação Patrimonial “Lavras Novas: nosso patrimônio” http://lavrasnovasnossopatrimonio.blogspot.com.

Para conhecer e participar das demais atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela UFOP, inclusive as ações da Estação da Ciência na Estação Ferroviária de Ouro Preto, uma parceria da Universidade com o IFMG-campus Ouro Preto, Prefeitura Municipal e Trema da Vale, visite o site com toda a programação http://www.museu.em.ufop.br/museu/eventos.php.

Mais informações no site http://www.museu.em.ufop.br, pelo telefone (31) 3559-3118 ou pelo e-mail museu@ufop.br.

4 de outubro de 2011

NOSSOS PATRIMÔNIOS...

3ª MOSTRA INTERMUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL
 (via http://www.tremdavale.org)

A Mostra de Preservação Patrimonial se inspira na tradição escolar representada pelas Feiras de Ciências, pretendendo dar visibilidade aos projetos pedagógicos desenvolvidos por escolas e professores, os mesmos que possibilitarão a inserção e o enraizamento da questão patrimonial no interior do currículo escolar.
Com o objetivo de divulgar e premiar instituições de ensino, bem como instituições e grupos representativos da comunidade das cidades de Mariana e Ouro Preto que realizem trabalho de Educação e Preservação Patrimonial com a participação de alunos regularmente matriculados ou membros da comunidade, a Mostra está programada para acontecer no dia 05 de novembro, na Tenda Cultural da Estação Ferroviária de Ouro Preto.
Todos os Projetos regularmente apresentados nos termos do Regulamento do Edital serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por cerca de 06 (seis) membros, selecionados pela coordenação do Trem da Vale, a seu exclusivo critério, entre educadores,  especialistas em Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural, e representantes instituições parceiras do Programa Trem da Vale. Dos projetos inscritos pelas escolas, serão selecionados os 12 melhores em cada cidade, para apresentação durante a 3ª mostra Intermunicipal de Educação Patrimonial. Serão selecionados ainda, em cada cidade, outros 04 projetos de instituições e/ou grupos representativos da comunidade das cidades de Mariana e Ouro Preto que realizem trabalho de Educação/Preservação Patrimonial com a participação de membros da comunidade.
Serão premiados:
•  Dois trabalhos pedagógicos: seja de professor isoladamente, seja de um grupo de professores representando uma escola - cada trabalho pedagógico selecionado fará jus a uma quantia em dinheiro, conforme estabelecido no edital da 3ª Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial .
•  Três trabalhos de alunos: cada trabalho fará jus a medalhas para os participantes.
•  Dois trabalhos de outras instituições não-escolares e/ou de grupos organizados das comunidades - cada trabalho selecionado fará jus a uma quantia em dinheiro, conforme estabelecido no edital da 3ª Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial.
____________________________

Foram prorrogadas até o dia 10 de outubro as inscrições para o envio de trabalhos... A mostra é um espaço que precisa ser construído por todos que realizam ações de educação patrimonial nesses nossos lugares.... uma possibilidade de troca e aprendizagem... 5 de novembro, a partir das oito horas da manhã, na Tenda Cultural Trem da Vale (Praça da Estação de Ouro Preto), é o dia marcado para esse nosso encontro... 

Inté... 

espaços da educação infantil

 segue para vocês conhecerem, o texto - e umas fotinhas - enviado pela área pedagógica da secretaria municipal de educação sobre a atividade realizada nos espaços da educação infantil... hoje vamos descobrir um pouco da creche pedro aleixo que fica lá no bairro piedade... =)
 

A SOCIALIZAÇÃO É UM DOS aspectos IMPORTANTES A SER INCENTIVADO E ORIENTADO NO PERÍODO EM QUE A CRIANÇA PERMANECE NA ESCOLA. essa instituição DEVE SE VALER DO OBJETIVO DE SOCIALIZAR PARA TAMBÉM TRABALHAR VALORES COMO: AFETO, SOLIDARIEDADE, DIÁLOGO, AMIZADE, RESPEITO, CONFIANÇA ALÉM, dO EMPREGO DA NÃO VIOLÊNCIA. PARA UMA SOCIALIZAÇÃO SAUDÁVEL A CRIANÇA NECESSITA DE ESPAÇO, SEGURANÇA E PESSOAS CAPAZES DE DAR-LHE SUPORTE PARA QUE ACREDITEm NAS SUAS CAPACIDADES E POTENCIALIDADES. Além disso, Ao se RELACIONAr ESPONTANEAMENTE COM OUTRAS, ela DESENVOLVE UMA IMAGEM POSITIVA DE SI MESMA, E SENTE-SE CONFIANTE E SEGURA PARA INVESTIR NAS RELAÇÕES E NAS TROCAS AFETIVAS. NESTE MOVIMENTO DE TROCA, AÇÃO E INTERAÇÃO, AS RELAÇÕES SE ESTABELECEM, PERMITINDO AOS ALUNOS UM CRESCIMENTO MAIS AMPLO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS QUE VIVENCIAM. 
                     

A CRECHE PEDRO ALEIXO, por meio DO TRABALHO DA PROFESSORA ROSÂNGELA E DA MONITORA ELIZABETI, VEM DESENVOLVENDO SEMANALMENTE um TRABALHO nesse sentido, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UM CONVÍVIO SOCIAL PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO.todas as sextas-feiras as turmas do Maternal e do Berçário II se juntam para A realização de uma gincana que envolve diferentes atividades, sejam elas competitivas ou não. Dentre elas: CIRCUITO, brincadeiras de roda, CORRIDA DO OVO, PINTURA, CAIXA DE SENSAÇÕES, DANÇA DA CADEIRA, MORTO/ VIVO, CORRIDA DE VELOTROL, BOLA AO CESTO, HORA DO CONTO, DENTRO /FORA, entre outras. A cada semana são selecionadas uma quantidade de atividades adequadas ao tempo que se têm disponível para a realização das mesmas. Além disso, há um cuidado com as devidas adequações, tendo em vista a idade das crianças (02,03 e 04 anos). Com isso, proporciona-se À criança o seu desenvolvimento integral de forma lúdica e prazeroza. nas diversas atividades realizadas, contemplam-se aspectos relacionados aos diferentes eixos do desenvolvimento infantil. eNfim, BUSCA-SE proporcionar UM ESPAÇO EDUCATIVO DE QUALIDADE, promovendo O ENCONTRO DAS CRIANÇAS, NÃO SÓ com o intuito DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS E MOTORAS. isso porque O VERDADEIRO ESPAÇO EDUCATIVO, SEJA ELE CRECHE OU ESCOLA, DEVE RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E A DIMENSÃO DAS RELAÇÕES AFETIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAs CRIANÇAs. é preciso que haja um empenho EM OFERECER PROGRESSIVAMENTE ESPAÇOS E OPORTUNIDADEs DE INTERAÇÃO PARA QUE elas APRENDAM A DESCOBRIR A SOLIDARIEDADE,  A PARTILHAR IDeIAS, SABERES ESPAÇOS E BRINQUEDOS.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONVERSA

O Campus Ouro Preto sedia 2º Encontro Estadual de NAPNE e 1º Fórum Estadual de Educação Inclusiva.Para refletir sobre a dimensão dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas(NAPNE), seus limites e possibilidades. O Campus Ouro Preto promoverá, entre os dias 5 e 7 de outubro, o 2º Encontro Estadual de NAPNE de Minas Gerais e o 1ºFórum Estadual de Educação Inclusiva. O objetivo é proporcionar a troca de experiências entre as ações desenvolvidas pelos diversos Núcleos do Estado de Minas Gerais, além de deliberar propostas de ações inclusivas que serão encaminhadas aos encontros regional e nacional de NAPNE. A programação inclui, principalmente, formação de grupos de trabalho e palestras com especialistas em inclusão e reabilitação profissional. As atividades pretendem propiciar o diálogo e a reflexão sobre a implantação de novas propostas que possam transformar a realidade com atitudes inclusivas. Haverá, ainda, o lançamento do Programa Segundo Tempo no Campus Ouro Preto. A iniciativa, criada pelo Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acessoà prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania emelhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3559-2195 ou pelo e-mail:
napnee.ouropreto@ifmg.edu.br.

PROGRAMAÇÃO
 
05/10 QUARTA-FEIRA
17 h às 18h – Credenciamento
19 h - Cerimônia de abertura
19 h e 30min – Palestra: Adequação
curricular, diversidade e aprendizagem –
Professor Romeu Kazumi Sassaki
21 h – Coquetel
Apresentação cultural: A Incrível Banda
 
06 DE OUTUBRO QUINTA-FEIRA
8h - GTT- Grupos de Trabalho Temático
“O NAPNE E SEUS LIMITES”
13 h e 30min Apresentação Cultural:
Congado N. Srª das Graças (APAE-OP)
14h - GTT Grupos de Trabalho Temático
“O NAPNE E SUAS POSSIBILIDADES”
 
07 DE OUTUBRO SEXTA-FEIRA
8 h – Diálogo – As salas de recursos
multifuncionais: reflexão sobre as ações de
implantação e ações inclusivas.
10:00 h – Café
Apresentação de banners de ações
inclusivas.
11:00 h – Lançamento do Programa Segundo
Tempo do IFMG Campus Ouro Preto -
Ministério do Esporte, Ministério da
Educação, NAPNEE – Ouro Preto
12 às 13h e 30min – Intervalo Almoço
13h e 30min – Palestra: A Profissionalização
no PRONATEC – Representante da
SETEC/MEC
14h e 30min – Apresentação da
sistematização dos trabalhos: Carta de
Ouro Preto.
16 h – Café
16 h e 30min – Apresentação Cultural: Banda
A4 (APAE-OP)