13 de julho de 2011

FESTIVAL COM A ESCOLA


 Dia azul... um avião desenhando o céu... o sol pra aquecer o corpo e esquecer o frio... e dança... muita dança!! Fomos assistir, terça feira, um espetáculo na concha acústica da UFOP - OBSTÁCULOS - do Grupo Impacto, um grupo de dança de rua de Viçosa (MG). O espetáculo traz na sua dança a possibilidade de falar das coisas da vida e seus obstáculos cotidianos... com destaque para alguns deles, como o preconceito, as questões sociais... Bonito ver o olhar das meninas e dos meninos diante dos outros meninos que na nossa frente dançavam, falavam... e também nos olhavam!! Um espetáculo à parte olhar para as crianças de algumas localidades de Ouro Preto que pela primeira vez vinham à cidade... conheciam algo que é deles e que ao mesmo tempo fica tão distante... e que viam a apresentação com curiosidade e também com encantamento... Algumas escolas da rede municipal de Ouro Preto puderam participar com a gente desse tempo tão simples e, ao mesmo tempo, tão bonito... boniteza da arte, dos olhares, do silêncio, dos aplausos... muita boniteza...    


O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011 tem como novidade nesta edição o Festival com a Escola, que busca consolidar o quadro de ações do UFOP com a Escola, programa de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em parceria com o Carro Biblioteca, outro programa de extensão da Universidade, o Festival com a Escola cria dois pólos em Ouro Preto e dois em Mariana, transformando os institutos educacionais em ponto de encontro para o acesso à literatura e diversas outras atividades culturais.

Entre as atividades estão o Recreio Cultural e as oficinas de audiovisual, radio patrimônio, circo e iniciação em instrumentos musicais. Para todas elas foram selecionadas duas escolas pólos em Ouro Preto (Escola Municipal Professora Juventina Drummond e Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa) e duas em Mariana (Escola Municipal Monsenhor José Cotta e Escola Estadual Professora Santa Godoy), onde alunos de outras instituições municipais e estaduais de ensino também são convidados para participar.

O Festival com a Escola cria aproximação da Universidade com a comunidade e funciona também como um elemento de divulgação do Festival para a meninada e a comunidade local - um convite para que todos possam participar das outras atividades propostas dentro do Festival de Inverno como um todo e uma maneira de fazer com que a arte, a cultura chegue e provoque de alguma maneira as pessoas ainda distantes dessas possibilidades...

8 de julho de 2011

Sou do Morro - Eu também sou patrimônio


Dia 11 de julho, às 18h, acontece na Escola Municipal Professora Juventina Drummond uma mostra dos trabalhos que a escola - professores, alunos, funcionários, comunidade, parceiros - realizou no primeiro semestre letivo do ano. Nesse momento de encontro o Programa Sentidos Urbanos apresenta os desdobramentos das ações que foram iniciadas na Comunidade do Morro de Santana  através da Escola Juventina Drummond em maio de 2010 com o Projeto SOU DO MORRO - EU TAMBÉM SOU PATRIMÔNIO, uma ação da Casa do Patrimônio de Ouro Preto que é uma articulação institucional entre IPHAN, UFOP, FAOP, IFMG-OP e SME-OP.   


Vamos apresentar para a comunidade, junto com os alunos e os profesores da escola, os vídeos que foram produzidos durante as oficinas de audiovisual realizadas na escola. Oficinas que através do recurso audiovisual tem como objetivo trabalhar o patrimônio que atravessa e é atravessado por esses meninos e meninas, possibilitando uma reflexão desse patrimônio que parte do sujeito para o mundo, que pensa e repensa os valores, as relações que colorem o universo escolar... É uma aposta, uma possibilidade de ressignificações tanto para os alunos como para os professores do lugar que eles tem no "mundo" e do lugar que o "mundo" tem neles... uma aposta em novos instrumentos pedagógicos que, de alguma forma, vão refletir na rotina diária da escola, no processo de ensino e aprendizagem...


Para aproveitar o momento de encontro com a comunidade escolar vamos entregar o projeto de reforma construído para a Bica do Córrego Seco, local escolhido pelos alunos e pelos professores como um patrimônio do Morro de Santana... Importante dizer que os moradores do Morro se articularam e reinvindicaram a limpeza contínua do córrego que é um local de muitas histórias e lembranças... Em novembro de 2010 foi realizado um mutirão de limpeza do córrego, em conjunto com outras atividades educativas, que disparou a ação de reflexão e de conservação da Bica que se extende até o momento com a continuidade e o início de várias ações realizadas na escola.



Além das oficinas de audiovisual para os alunos, esse ano aconteceram ações de arte educação com as profesoras da escola para trabalhar o Projeto Sou do Morro - Eu Também Sou Patrimônio no contexto da sala de aula, além dos grupos contínuos de conversação realizados pelo Serviço de Psicologia da SME com as professoras, um trabalho de formação e cuidado que utiliza a arte educação e a psicanálise como possibilidade de intervenção e que conta com a contribuição do Grupo Mambembe (UFOP) em sua ação. Ufa... um tanto de coisa!! E falando em Grupo Mambembe... após uma experiência no ano passado, o grupo passa a ser nosso parceiro no trabalho no Morro, oferecendo aos alunos oficinas semanais de teatro e música. 
 
Bem... é isso... isso tudo!! Um convite... uma possibilidade de conhecer uma ação e de discutir sobre ela... fortalecer... para fazer crescer... Crescer na direção daquilo que cada um considera como educação... novos olhares, novos lugares, desejos despertados... histórias, memórias... pessoas... lugares... patrimônio e sentido... sentindo...
  

7 de julho de 2011

O CINEMA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA

O programa UFOP com a ESCOLA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto oferece para o segundo semestre de 2011 o curso "O CINEMA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA" tendo como público todos os professores que atuam no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
 
O cinema é um recurso lúdico que  mobiliza não só a razão mas também as emoções, o que faz com que os alunos se envolvam e tenham mais disposição para aprender.  O filme facilita a discussão de temáticas que às vezes podem ser bastante complexas e difíceis de trabalhar em sala de aula. É importante aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do próprio planejamento pedagógico. Além disso, é ideia também utilizar filmes para a formação dos professores, auxiliando no processo de ensino/aprendizagem. Serão apresentadas formas variadas para a exploração do filme, assim como indicações daqueles a serem empregadosl aliadas a sugestões de como fazê-lo. 
 
As fichas de inscrição  devem ser solicitadas e enviadas pelo email dde.smeop@yahoo.com.br para Juliana. As inscrições podem ser feitas até o dia 02/08. Mais informações pelo telefone 3559-3373.

Contamos com a colaboração de vocês para divulgação do curso... Incentivem a participação dos professores da sua escola...