29 de março de 2011

Museu das Reduções na Educação

foto: Adriana Moreira
Projeto de Educação Patrimonial e Inclusão Digital do Museu das Reduções retoma as atividades em março  

Texto: Converso Comunicação

Iniciado em agosto de 2010, projeto já atendeu mais de mil estudantes do ensino fundamental de escolas públicas da região dos Inconfidentes
 
Depois das férias escolares de fim de ano, o Projeto de Educação Patrimonial com Inclusão Digital do Museu das Reduções retomou suas atividades em março. Destinado a alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Nova Lima, o projeto busca despertar nos jovens estudantes o interesse pela preservação patrimonial e pela cultura, fazendo com que eles busquem informações através do computador.
 
Por meio do projeto, os alunos conhecem cada redução do Museu e aplicam os conceitos de disciplinas como Ciências, História, Matemática e Geografia por meio da informática. “A partir de agora os professores também serão envolvidos no processo, tanto na execução quanto na avaliação. Iremos disponibilizar uma cartilha para os docentes que abrange os principais tópicos, possibilitando tanto um trabalho preparatório das visitas quanto a continuidade, em sala de aula, dos temas abordados nas visitas guiadas à instituição.”, conta Carlos Alberto Vilhena, diretor do Museu das Reduções.
 
Por isso, no dia 18 de março, aproximadamente 30 pedagogos da rede de ensino de Ouro Preto fizeram uma visita guiada à instituição, podendo vivenciar na prática o que é oferecido para os estudantes. “Entendemos que os alunos não farão uma simples excursão ao Museu, mas sim uma visita técnica com o objetivo de aprender. Além disso, os professores terão a oportunidade de continuar debatendo os temas propostos dentro da sala de aula”, conta Mônica Tavares Ferreira de Souza, diretora de Desenvolvimento Educacional de Ouro Preto.
 
O projeto, que conta com o patrocínio da Microcity Computadores LTDA., empresa especializada em soluções e serviços de tecnologia, iniciou suas atividades em agosto de 2010 e já atendeu mais de mil jovens estudantes. Em 2011, estima-se atender aproximadamente 3.500 alunos durante todo o ano letivo.
 
Nos dias de desenvolvimento do projeto, o Museu das Reduções recebe normalmente os visitantes. Aproveite para conhecer a instituição que está localizada na Rua São Gonçalo, 131, no distrito de Amarantina, a 25 km do centro histórico de Ouro Preto. Os ingressos são vendidos a R$8,00. Estudantes, idosos e grupos acima de 20 pessoas pagam meia-entrada. O Museu funciona diariamente (exceto às terças-feiras), das 9h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3553-5182 e/ou pelo e-mail museudasreducoes@gmail.com.

28 de março de 2011

Fórum Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente de Ouro Preto


A Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Ouro Preto – Departamento de Educação – convidam para a segunda reunião de 2011 do Fórum Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente de Ouro Preto, que tem por objetivo articular uma rede de atenção a este público visando o enfrentamento de situações de violência de todas as ordens. Coordenação: Margareth Diniz – UFOP e Cláudia Itaborahy Ferraz – Secretaria Municipal de Educação. A reunião será realizada no dia 30 de março de 2011, quarta feira, às 14h.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Pauta:
         - Roda de conversa;
- Apresentação do Conselho Tutelar de Ouro Preto (Conselheira Márcia);
- Discussão sobre Direitos Humanos;
- Encaminhamentos.

O Fórum é aberto para participação e contribuição de todos que tiverem interesse e desejo de discutir essas questões no município de Ouro Preto.

22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Em comemoração ao Dia Internacional da Água, dia 22 de março, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio do SEMAE, Secretarias de Meio Ambiente, Saúde,e Educação, UFOP, IFMG, Superintendência Regional de Ensino, Câmara Municipal e o IEF, prepara um cronograma de atividades de conscientização e sensibilização sobre o uso e a importância da água.


Programação Completa
Semana da Água


22 DE MARÇO
9h às 11h – Blitz “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”
Locais: Praça Tiradentes e Barra
14h às 16h – Blitz “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”
Locais: Praça Tiradentes e Barra
23 DE MARÇO
23/03 a 31/03
8h às 11h e 13h às 15h - Sensibilização nas Escolas Municipais
24 DE MARÇO
Palestra sobre o tema “Fraternidade e a vida no planeta”.
Hora:14h
Local: Biblioteca Pública  de Ouro Preto
25 DE MARÇO
8h – Sensibilização e capacitação dos funcionários do Semae-OP sobre o uso consciente da água.
Local: ETA do Itacolomi
26 DE MARÇO
20h30 A 21h30 – A HORA DO PLANETA
29 DE MARÇO
9h30 às 10h30 – Palestra Uso Racional da Água
Local: Centro de Promoção Humana.
30 DE MARÇO
10h30 - Inauguração da sala de envase de água potável e da reforma da Estação de Tratamento de Água do Itacolomi
Local: ETA do Itacolomi – Rodovia do Contorno.
13h às 16h – Visita à Cachoeira das Andorinhas – Apresentação de projetos de saneamento básico.
31 DE MARÇO
8h às 11h - Visita à Cachoeira das Andorinhas – Apresentação de projetos de saneamento básico.

21 de março de 2011

Simpósio de Formação e Profissão Docente

Nos dias 12 e 13 de maio de 2011 acontecerá, em Mariana, o VIII SIMPOED. Simpósio organizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, é direcionado para aqueles que pensam e trabalham educação. A temática desse ano é "Formação de professores, diversidade e compromisso social". O evento se coloca especialmente como um lugar de discussão e reflexão sobre a educação e seus vários espaços, seus vários caminhos e personagens.  

As inscrições estão abertas para participação no evento e apresentação de trabalhos. A programação, o procedimento de inscrição e algumas outras informações necessárias são encontradas em http://www.simpoed.ufop.br/ .